Select Page

Certificado internacional de Seguro Automóvel / Novo Modelo

Desde o dia 8 de Outubro de 2020, com a atualização da portaria nº 234/2020 e com a entrada em vigor, a 1 de Julho de 2020, da Circular 079/2019: Black & White international Motor Insurance Certificates (IMIC), foi adotado um novo modelo de Certificado Internacional de Seguro Automóvel, mais conhecido por “Carta Verde” que se apresenta agora numa página e pode ser impressa a preto, em folha branca, deixando de ter a cor de fundo verde, antes obrigatória.

Quais os impactos desta alteração?
A alteração da cor de fundo levou-nos a descontinuar o modelo pré-impresso (fundo verde), passando a ser disponibilizada uma versão digital, com um novo layout, para impressão em papel normal.

Esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros. Agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios.

Alterações ao documento

A partir de 8 de janeiro de 2021, a carta verde passa a ter as seguintes alterações [Portaria 234/2020 de 08/10]:

  • Passa a ser impressa em papel branco sem picote para a vinheta
  • Será eliminada a parte de trás onde constam os Gabinetes Internacionais. Esta informação passará a constar nos sites das companhias.

A obrigatoriedade de colocar a vinheta no canto inferior direito do automóvel mantém-se e os Gabinetes Internacionais de Carta Verde passam a poder ser consultados em formato digital.

Alterações ao processo de envio do documento

– Aderentes à Documentação Digital (exceto frotas) recebem um e-mail com a carta verde anexa e passam a ter a mesma disponível apenas na área de Cliente, eliminando assim o envio em papel. Basta que os Clientes imprimam a mesma e coloquem a vinheta no seu carro. É mais simples e rápido pois fica logo disponível sem as demoras derivadas do envio por correio.

– Não aderentes da Documentação Digital continuam a receber a carta verde via CTT em papel branco